Falar em público – 7 maneiras de lidar com o medo do palco

Falar em público - 7 maneiras de lidar com o medo do palco

O medo do palco é uma merda. Eu sei porque eu tenho isso. Apesar de ter uma licenciatura em teatro, realizando comédia stand-up e dando inúmeros discursos na frente de, finalmente, 1.000, que temido sensação de nós no meu estômago antes de subir ao palco, ainda ocorre.

  1. Saiba do que você tem medo.

Ser capaz de apontar exatamente o que te apavora pode ajudá-lo em um plano de jogo para combater o medo do palco.

Então o que é especificamenteque assusta o seu falar sobre falar na frente de um público ???

– Esquecendo suas linhas?

-Pau fora do palco?

-O simples ato de pessoas te encarando?

Sentindo-se vulnerável?

Aqui está a comida para o pensamento. Eu estou supondo que a maior parte do que as pessoas têm medo – inclusive eu – se reduz ao medo de ser rejeitado.

Se você esquecer suas falas, cair do palco, fazer xixi nas calças, basicamente – são humanas e imperfeitas de qualquer maneira – as pessoas podem rejeitá-lo. Ser vulnerável na frente de um público significa estar vulnerável à rejeição.

Se você já deixou sua bandeja de almoço no ensino médio, foi dispensado por alguém que você pensou que iria morrer sem ser demitido, seu interesse na rejeição é um pouco devastador.

A maneira de lidar, talvez não superada, mas lidar com o medo da rejeição é ter um plano de jogo para fazer o seu melhor, e uma mentalidade saudável de saber por que você está no palco em primeiro lugar. (Leia as outras dicas)

  1. Mais Preparar

Durante o meu tempo no teatro, foi perfurado em mim o número adequado de horas para o ensaio foi 1 hora por 1 minuto no palco. Sim. Isso é muito. Veja por que essa regra prática pode ser super benéfica para você:

-Muitas pessoas acham que memorizar seu discurso, ou pelo menos memorizar o esboço do seu discurso, significa que você está preparado agora. Memorizar é apenas a primeira parte da preparação. Os primeiros 10% ish.

Os 90% restantes são saber onde e quando mover-se no palco, se você se aventurar no manto de segurança de um pódio. Saber onde procurar, como injetar uma história ou piada sem se sentir burro e, talvez, ficar super louco e louco fazendo a platéia interagir com você. Tudo isso vem do ensaio se você é do tipo nervoso como eu.

* Dica de bônus: Veja como saber se você está memorizado o suficiente. Você pode “acelerar” seu discurso sem precisar pensar nas linhas ou nas próximas. Se você tiver que parar e pensar, você não está memorizado o suficiente. Você deve ser capaz de vomitar sua fala ou o contorno da fala e deslizar para fora, sem pensar. (Não literalmente – embora se você tem medo do palco … nós sabemos que vômito é uma possibilidade distinta.)

Se você está propenso a esquecer tudo quando entra no palco, isso REALMENTE pode ajudar. Contanto que você possa obter sua primeira linha, a fala restante pode ser um reflexo se você for memorizado o suficiente. Vai sair sem você se apagar.

Medo do palco

  1. Resposta a Desastres

No espírito de preparação. Prepare-se para o pior. Volte para a dica nº 1 e pense em tudo que você tem medo.

Se você tem medo de cair do palco, invente uma linha ou duas para dar, se você cair.

Se você esquecer uma linha, crie uma linha ou duas, se esquecer.

Se você não conseguir divulgar suas primeiras palavras, crie uma linha ou duas … você vê para onde isso está indo?

Invente um plano alternativo sobre as coisas que podem dar errado com as quais você está obcecado.

Aqui estão as coisas que deram errado, então você pode ter mais coisas a obcecar:

-Alarme de incêndio

-Pessoas ficando doentes

-Luzes ou conjunto de peças caindo

-Quem é que deve entrar ou sair do palco com você, antes de você, depois de você

-Alguém adoece na platéia

Estas são todas as coisas que aconteceram comigo e muito mais.

2 maiores coisas para saber:

-Não enlouqueça. Fique calmo.

-Pergunte sobre planos de emergência, como saídas, para quem apontar, etc., quando chegar cedo (note que eu disse “cedo”). Então você saberá o que fazer se algo acontecer quando você estiver no palco.

* Dica de bônus: Uma das principais coisas que podem dar errado é na verdade som / tecnologia. Esteja preparado para o som / tecnologia para não funcionar direito. Sempre tenha um plano de backup caso seus slides não funcionem, seu microfone se desligue, caia uma luz. (Sim, isso pode acontecer.) Gritar com os caras da tecnologia de som no fundo da sala ou xingá-los baixinho no microfone é NÃOuma opção. Esses caras trabalham duro e som e a tecnologia é complicada. É por isso que as coisas podem ir para o sul com um toque de interruptor.

* Dica de bônus, pela dica de bônus que acabei de dar: Faça amizade com os caras do som antes de continuar. Em geral, eles são ótimos, mas saber que eles farão qualquer coisa por você, porque você os tratou gentilmente e com respeito, pode ser um bom presságio para você.

Medo do palco4. Respire Através da Traição Corporal

Quando você faz um discurso, você estremece como um terremoto de magnitude 8 na escala Richter? Sua voz entra e sai e chia como um garoto púbero? Você está sem fôlego e suando tão profusamente três minutos no seu discurso que parece que está no meio de uma maratona?

Respiração. Fique de pé e pegue. O. Tempo. Para. Respirar.

Há algo chamado de “postura de atuação adequada”. Está de pé com os pés afastados na largura dos ombros, os joelhos levemente flexionados, a coluna reta e o resto de você relaxado.

A parte chave para a “postura de atuação adequada” é ter os joelhos levemente flexionados. Eu fui ensinado isso ajuda com o fluxo sanguíneo, bem como permite que você respire mais fácil. Se você já assistiu a um vídeo engraçado de alguém em um coral ou casamento, poderia ser com eles trancando os joelhos e sem respirar.

Se você encontrar o seu corpo fazendo coisas que você não quer fazer:

-Calmo

-Certifique-se de que seus joelhos estão soltos

-Relaxe seu corpo

– Tome um fôlego antes da próxima frase. Faça isso sempre que precisar no começo para se acalmar.

Parece estranho e desajeitado ter você respirando entre frases? Não. Para o público, pode parecer que você está fazendo pausas deliberadas para permitir que pensem. Pode realmente fazer você parecer brilhante. Se parecer um pouco estranho, não é tão estranho quanto você desmaiar na frente deles e ser drogado fora do palco. Então, aproveite o tempo para respirar.

* Dica bônus: Superman poses e outras esquisitices.Devo confessar que tentei isso. (Você pode procurar no Google algumas dessas coisas por medo do palco.) Isso nunca me ajudou, mas isso não quer dizer poses estranhas para o corpo e tal, não vai funcionar para você.

Medo do palco

  1. Faça o que é certo para você

Eu sou um introvertido massivo. Meu marido não é. Ele costumava tirar sarro de pessoas como eu que precisam de tempo antes de subir ao palco para “focar”. Então ele me conheceu. Ele teve que calar a boca sobre “tipos dramáticos artísticos sérios” porque ele gostava de mim. * Dica de bônus: Se você tem uma queda por alguém, tirar sarro deles não vai te levar muito longe.

Meu marido pode literalmente estar no meio de uma frase com alguém no palco, depois andar no palco – dar uma profunda performance musical – e voltar e terminar a conversa.

Preciso parar de falar dias antes para me preparar. Ok, talvez não DIAS, mas se parece que sim. Por muito tempo eu tentei ser educado e “network” e me misturar com o público antes. Foi tão estranho porque eu não estava presente nas conversas com as pessoas. Eu estava ensaiando meu discurso na minha cabeça. Então eu tentava entrar no palco e não estava pronto. Eu me senti desconexa.

Eu finalmente tive que abraçar o fato, eu sou apenas um daqueles estranhos artistas mal-intencionados que tem que ficar sozinho para se preparar. (Eu sou uma alta energia, falante / comediante engraçado, então eu sei que é estranho que eu também seja um intérprete tímido). Eu faço um trabalho melhor no palco quando eu tenho tempo sozinho antes de continuar. Então, quando falo com as pessoas depois, estou presente para ouvir e participar de uma conversa significativa.

Você precisa fazer o que é certo para você antes de continuar. Se você ficar energizado e empolgado quando estiver perto das pessoas, faça isso. Seja em torno de pessoas. Se você está com muito medo, vá se esconder. Está bem. (Contanto que você volte para dar o discurso …) Ouça a sua música favorita, percorra seus slides, faça o que você precisa fazer para ter um bom espaço na cabeça antes de continuar.

Eu tenho a tendência de enlouquecer os planejadores quando eles me encontram na vida real. Eu não sou nada na vida real quem eu sou no palco (energético e engraçado). Estou quieto pessoalmente. Então, aprendi a avisá-los antecipadamente. Eu também deixo eles saberem que eu geralmente “me escondo” um pouco antes de continuar. Isso me tira a pressão de ter que “atuar” fora do palco, assim como também. Se você é como eu, isso pode ajudar.

  1. Faça isto de qualquer maneira

Eu co-fundei a Academy of Children’s Theatre em Colorado Springs, CO. Eu ensinei às crianças essa linha quando se trata de medo do palco:

“Tem quem tem medo, então não tem.

Há aqueles que estão com medo e fazem isso de qualquer maneira.

Então faça assim mesmo.

Grande conselho para o medo do palco e para a vida, se eu disser isso mesmo. (Desculpe-me enquanto eu me dou tapinhas nas costas.)

Se houver um grande equívoco, eu gostaria de poder limpar o planeta, isso seria cerca de… 12ºna lista (porque há muitas coisas como o preconceito e a fome no mundo que eu limparia primeiro).

Equívoco: As pessoas acham que, porque têm medo do palco, não devem falar ou se apresentar. ISSO NÃO É VERDADE. A maioria das pessoas tem medo do palco. Eu tenho e falo, e fiz tudo certo até agora. Muitos atores, palestrantes, comediantes, músicos, temem ficar na frente de um público. Eles apenas aprenderam a se levantar e fazer isso de qualquer maneira.

Aqui está o que acontece quando você faz isso de qualquer maneira. Você aprende que não vai morrer lá em cima. Todos esses sentimentos espalhafatosos se dissipam na conversa ou no desempenho que você recebe. Quando acabar, você se sentirá muito bem em realizar o que a maioria das pessoas tem medo de tentar. E, quando alguém vem até você depois, você descobre que está fazendo a diferença em sua vida. Esse é um sentimento muito bom que pode fazer tudo valer a pena.

Medo do palco

  1. Humor é seu amigo… .Talvez

Se você se convenceu de que vai sentir que está morrendo no palco, o humor pode ajudar a acalmar o desconforto de todos.

Aqui está o problema de você se sentir desconfortável no palco. Isso deixa o público inquieto. Eles estão nervosos por você estar nervoso.

Meu conselho, uma linha engraçada bem colocada sobre você estar nervoso vai apontar o elefante na sala. Todos vão rir e ficar menos nervosos. O riso libera todas aquelas grandes endorfinas, reduz o estresse e abre os centros de aprendizado do cérebro. Humor é uma sensação boa, ganha-ganha.

A não ser que você faça uma piada sem cor. Então, você provavelmente deveria estar nervoso.

Evitar:

-Sexo

-Polícias

-Religião

-Cussing

-Gash Bashing

-Outros palestrantes ou líderes empresariais / organizacionais na sala (a menos que você tenha permissão prévia)

-Esportes (a menos que o público-alvo esteja relacionado. Essa é uma outra postagem para outro dia.)

Realmente, você deve apenas tirar sarro de si mesmo. Se você não é naturalmente engraçado, peça ajuda a um amigo engraçado. Certifique-se de que seu humor está limpo, no entanto.

Uma linha é tudo o que você precisa, mas você pode até contar uma história elaborada com uma piada no final, sobre como você está com medo agora. (Exemplo: o tempo que você teve que pular de um avião em chamas, enquanto você tinha uma temperatura de 104 graus e duas pernas quebradas sem saber como você deveria pousar estava QUASE tão assustador quanto ficar aqui falando na sua frente. Você sobreviveu o acidente de avião, mas sobreviver ao discurso ainda está para ser visto.)

Agora, não use isso exatamente. Esse é um exemplo terrível, mas você entende … espero.

Tudo bem. Ai está. Essas são as minhas 7 dicas. Agora vá se preparar, respirar e ser brilhante.

Por favor, Stacy P.

PS. Se você achar este post útil, compartilhe-o. Se não, não me diga. Eu não sou fã de rejeição …

Para saber mais sobre Stacy P., clique no vídeo abaixo ou visite seu website em: StacyPederson.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *